SELECCIONE O SEU IDIOMA: pt pt en

 

 










Turismo e Lazer

A Leadership Business Consulting (LBC) tem desempenhado um papel ativo junto de diversos agentes deste segmento, públicos e privados, através do apoio na elaboração de estratégias, planos de negócio e de marketing, e no desenho de processos de transformação organizacional com o objetivo de promover o aumento da eficiência e da rentabilidade.

Expansão e diversificação contínuas

Ao longo das últimas décadas o setor do turismo tem sido alvo de uma expansão e de uma diversificação contínuas, tornando-se num dos maiores e com mais rápido crescimento do globo. Apesar dos choques ocasionais, o seu crescimento tem sido praticamente ininterrupto, demonstrando a força e resiliência desta área. 

Os números falam por si:

  • O movimento de turistas em termos mundiais aumentou dos 25 milhões em 1950 para 278 milhões em 1980, 674 milhões em 2000 e 1186 milhões em 2015. E espera-se que este indicador cresça a uma média de 3,3% ao ano entre 2010 e 2030, atingindo 1,4 mil milhões em 2020 e 1,8 mil milhões em 2030.
  • As receitas de turismo internacional aumentaram de 2 mil milhões de dólares em 1950 para 104 em 1980, 495 em 2000 e 1260 mil milhões de dólares em 2015.
  • Além destas receitas, o turismo gerou um valor de exportações de cerca de 1,5 triliões de dólares, o que significa uma média de 4 mil milhões de dólares por dia, representando 7% do total de exportações de bens e serviços a nível mundial.

Impacto positivo nas receitas

Cada vez mais países assumem este setor como estratégico para o seu desenvolvimento, fruto do impacto positivo nas receitas e no número dos postos de trabalho, gerando efeitos multiplicadores em várias áreas. No entanto, os desafios e as tendências não podem ser descurados:

  • A diversificação de segmentos – o surgimento dos “silver hair tourists” (ou seniores), a afirmação dos Millennials e o crescimento da classe média – com necessidades e expectativas diferenciadas;
  • Os destinos emergentes, nomeadamente o Médio Oriente e a Ásia;
  • A tensão política e o terrorismo;
  • A (r)evolução tecnológica e o crescimento dos SoMo (social + mobile) enquanto fatores disruptivos do setor;
  • A preocupação crescente em assegurar uma gestão sustentável do turismo em termos económicos, sociais e ambientais.

Soluções diversificadas

A LBC reconhece a importância do turismo na promoção do desenvolvimento económico e social dos países onde atua. Neste sentido, as nossas soluções pretendem apoiar as entidades em diversas áreas, como a formulação de políticas e estratégias, o planeamento operacional, iniciativas de branding, ou a transformação digital, bem como a implementação de processos que potenciem o aumento da eficiência e competitividade das organizações. 

Insights relacionados


modernizar a extrutura
A Leadership Business Consulting apoiou uma entidade na área do turismo em Angola na criação e implementação do programa de modernização e organização administrativa. O trabalho realizado pela LBC envolveu três vertentes cruciais.

 

Ler mais...

 
 
 

Os nossos clientes

turismo e lazer

« Voltar a Indústrias

FALE CONNOSCO

Para saber como a nossa equipa pode ajudar
a sua organização a atingir os resultados pretendidos

Contacte-nos  arrow

Turismo e Lazer

turismo e lazer