SELECIONE O SEU IDIOMA: pt pt en

 

 










Saúde, Farmacêutica e Biotecnologia

Com comprovada expertise nesta área, a Leadership Business Consulting (LBC) tem desenvolvido intervenções muito direcionadas no setor, nomeadamente no privado, tendo concebido metodologias sólidas para responder aos desafios colocados e implementado projetos de apoio ao aumento da eficiência organizacional e operacional de unidades de saúde.

Enfoque na transformação

A nossa equipa de consultores multidisciplinares tem uma abordagem orientada para resultados (“fazer acontecer”) e uma postura dinamizadora com enfoque na transformação. As principais áreas de competência da Leadership Business Consulting na saúde, farmacêuticas e biotecnologia são:

  • Estratégia e criação de valor
  • Organização e gestão de competências/RH
  • Liderança, gestão do talento e capacitação
  • Formação em TIC e várias áreas de negócio
  • Reengenharia de processos e consultoria em TI/SI
  • Sourcing estratégico e procurement
  • Sistemas de monitorização


Combater as ineficiências

Em Portugal o setor caracteriza-se por sucessivas reformas ou adaptações do Serviço Nacional de Saúde (SNS), embora o alcance tenha sido inconsequente e tenha, inclusivamente, conduzido a um agravamento na sua gestão. De facto, é identificável um conjunto de ineficiências a nível estrutural e operacional que permanecem, como a dificuldade de acesso ao serviço público; a desigual distribuição; a escassez dos Recursos Humanos; e o excessivo peso dos medicamentos no total da estrutura de custos, que têm vindo a conduzir à degradação da componente financeira do SNS, evidenciada pelo crescimento significativo da despesa pública e pelos valores elevados dos défices que tem vindo a apresentar.


Desafios da empresarialização

No sentido da resolução destas ineficiências, foram implementadas várias reformas tendo em vista a “empresarialização” da gestão das unidades de saúde. Deste modo, estas unidades necessitam de implementar um conjunto de instrumentos de gestão, por forma a serem capazes de responder aos desafios inerentes à sua empresarialização, como direcionar a gestão em saúde para uma perspetiva mais estratégica, tendo o “utente” como o centro do sistema; liderança e gestão dos Recursos Humanos, num ambiente de maior mobilidade, exigência e referência multicultural destes; adequação das estruturas organizacionais ao novo contexto e alteração das formas de trabalho em prol da maior flexibilidade, responsabilização e reconhecimento; eficiente gestão das operações no sentido da obtenção de potenciais ganhos de produtividade associados à otimização da gestão e logística dos recursos; melhorar o acesso à informação e a qualidade dos processos de gestão (otimização dos sistemas de informação).

Adicionalmente, e no que concerne o setor privado, tem-se registado um investimento significativo por parte dos grandes grupos financeiros nacionais, quer na construção de unidades de saúde quer na participação na gestão de unidades públicas.

Insights relacionados


Levar os dirigentes
Em 2015/2016 o conselho diretivo de uma entidade reguladora na área da saúde em Portugal quis dar continuidade ao trabalho de formação já desenvolvido pela Leadership Business Consulting junto da equipa de dirigentes.

Ler mais...

 
reestruturar a organizacao
Uma instituição-referência em Cabo Verde avançou com um processo de revisão estratégica e de reformulação do modelo organizacional. Neste âmbito, selecionou a LBC, que elaborou o programa de restruturação e a sua implementação.

Ler mais...


Os nossos clientes

saude farmaceuticas e bio tecnologia

« Voltar a Indústrias

FALE CONNOSCO

Para saber como a nossa equipa pode ajudar
a sua organização a atingir os resultados pretendidos

Contacte-nos  arrow

Saúde, farmacêutica e biotecnologia

saude farmaceutica e biotecnologia